TEXTOS

A ORIGEM DO POVO CIGANO
Muitos mitos tem sido elaborados sobre a orígem desse misterioso povo presente em todas as nações do ocidente, chamado de maneiras diferentes, comumente conhecidos como gitanos, ciganos, zíngaros, etc.,
cujo nome verdadeiro é Rom (ou melhor, Rhom) para a maioria dos grupos e Sintos para os demais. Não exporemos aqui as lendas universalmente reconhecidas como tais, a não ser o último mito mais largamente difundido que ainda é considerado como verdade: a presumida origem indo-européia .
CLIQUE AQUI...

TRADIÇÕES DO POVO CIGANO
Os Ciganos são chamados de "povos das estrelas" e apareceram há mais de 3.000 anos, ao Norte da Índia, na região de Gujaratna localizada margem direita do Rio Send. No primeiro milênio d.C., deixaram o país e se dividiram em dois ramos: o Pechen que atingiu a Europa através da Grécia; e o Beni que chegou até a Síria, o Egito e ..
CLIQUE AQUI...

CASA DE CIGANO
Para falar de Casa de Cigano, é preciso que falemos da atualidade, de ciganos sedentarizados, a Rromhá de hoje
mora em casa e apartamento.
CLIQUE AQUI
...

O CASAMENTO CIGANO
No casamento tende-se a escolher o cônjuge dentro do próprio grupo ou subgrupo, com notáveis vantagens econômicas. A importância do dote é fundamental especialmente para os Rom; no grupo dos Sintos se tende a realizar o casamento através da fuga e conseqüente regularização.
CLIQUE AQUI...

A TRADIÇÃO DO CASAMENTO CIGANO
O casamento é uma das tradições mais conhecidas do mundo cigano. A expressão "parece um casamento de ciganos", associada a festas de casamento invulgarmente longas e faustosas, demonstra a grande celebração que o povo cigano faz questão de exibir nesta data de união.
CLIQUE AQUI...

OS CIGANOS E O TERROR NAZISTA
O nazismo no século XX, retomou toda série de preconceitos, discriminações e perseguições dos séculos anteriores, tentando assim uma campanha de extermínio como nunca antes empreendida.
Desde 1933, a imprensa nazista começou a acentuar que os ciganos e judeus eram raça estrangeira, inferior, e que teriam "contaminado" a Europa como um corpo estranho.
CLIQUE AQUI...

O HOLOCAUSTO CIGANO
Quando se ouve falar em campos de concentração nazistas, pensa-se logo em judeus sendo martirizados, em Auschwiss, Dachau e outros campos.
Isso porque os arautos do Sionismo, além de cuidar para que aquela barbárie não seja esquecida, apresentam-na de um tal modo que parece ter sido apenas o "povo eleito" o alvo da sanha hitlerista.
CLIQUE AQUI...

A BANDEIRA CIGANA
Esta bandeira foi instituída como símbolo internacional de todos os Ciganos do mundo no ano de 1971, pela Internacional Gypsy Committee Organized no " First World Romani Congress " - Primeiro Congresso Mundial Cigano - realizado em Londres.

CLIQUE AQUI...

MUSICA - Hino Internacional Cigano
Rom iugoslavo : Jarko Jovanovic
Dgelem, Dgelem
Dgelem, Dgelem
lungone dromentsa
Maladjilem bhartalé romentsa

CLIQUE AQUI...

CIGANOS FAMOSOS
Nesta página apresentamos algumas pessoas famosas que são / foram Roma ou tem / tinha ascendência cigana. Como a lista seria muito longa, nós não incluímos aqui artistas Flamenco, com a sua pertença ao povo Cigano é bem conhecida, e apenas alguns deles não são ciganos.Algumas das personalidades listadas aqui têm mantido a sua identidade secreta ou romani foram sugeridas para o fazer, enquanto outras têm declarado abertamente.

CLIQUE AQUI...

ESPÍRITOS CIGANOS
Assim, numerosas correntes ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem de aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor reconhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo astral seu paradeiro, como ocorre com todas as outras correntes do espaço.
CLIQUE AQUI...

A IMPORTÂNCIA DE UM ALTAR PARA OS CIGANOS ENCANTADOS ORIENTAIS
O altar serve como elo de ligação e comunicação entre o Cigano e seu médium.
Desde o momento em que existe a intenção de se oferecer um altar a um Cigano, ali se cria um elo
espiritual onde quer que esteja, o Cigano que é cultuado ali, sempre irá ouvir o chamado feito pelo
médium diante do altar.
CLIQUE AQUI...


< 0 1 2 3 4 >